Lula repreende Mantega e exige ‘retomada’ da Receita
JB Online
Fonte: Jornal do Brasil
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma bronca nesta quarta-feira no ministro da Fazenda, Guido Mantega, responsabilizando-o pela rebelião na Receita Federal, informa reportagem desta qunta-feira do jornal Folha de S. Paulo. Lula determinou que Mantega retomasse o controle do órgão rapidamente e evitasse ‘bate-boca’ com a ex-secretária da Receita Lina Vieira. O presidente disse a Mantega que ele errou ao demitir Lina sem ter um nome para substituí-la de imediato.
Nas palavras de um auxiliar direto de Lula, Mantega deixou a tropa sem comando e aumentou a mágoa de Lina, surpreendida pela demissão em julho. Para o presidente, a inabilidade de Mantega resultou numa vingança contra o governo.
Depois da reunião com Lula, Mantega minimizou a crise. - A Receita está funcionando normalmente. Está se criando a ideia falsa de que há confusão - disse. Ele afirmou que nada mudou nas prioridades de fiscalização do órgão. Lina Vieira cita entre as realizações de sua gestão uma mudança no foco das auditorias.
- É uma balela dizer que não estamos fiscalizando os grandes contribuintes. Há mais de dez anos existe um programa, que foi reforçado no meu comando - disse o ministro.
|